Esta é a tradução do artigo do W3C "Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) Overview" publicado no site do W3C.

  1. A versão oficial e original, em inglês, deste artigo, encontra-se em: http://www.w3.org/WAI/intro/wcag.php
  2. A única versão oficial deste documento é a versão em língua inglesa que se encontra no site do W3C.
  3. O presente documento traduzido para a língua portuguesa do Brasil, pode conter erros de tradução.
  4. Este documento foi traduzido em 01 de abril de 2005 por: Maurício Samy Silva.
    A tradução foi feita somente para este documento, vale dizer, as páginas remetidas pelos links aqui indicados, estão em sua versão original em língua inglesa, salvo indicação em contrário.

PR Tool

W3C logo Web Accessibility Initiative (WAI) logo

Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web (WCAG) - Uma Visão Geral

Índice dos tópicos deste documento

Diretrizes de acessibilidade ao conteúdo da Web (WCAG)

Os documentos das Diretrizes de acessibilidade ao conteúdo da Web (WCAG) explicam como produzir conteúdos para a Web que sejam acessíveis às pessoas portadoras de necessidades especiais. Genericamente, "conteúdo" da Web refere-se à informação contida em uma página web ou à uma aplicação Web, incluindo-se aí, textos, imagens, formulários, sons e correlatos. (Definições mais detalhadas podem ser encontradas nos documentos das WCAG.)

WCAG é parte de uma série de diretrizes para acessibilidade, incluindo-seas Diretrizes de acessibilidade para as ferramentas de produção (ATAG) e as Diretrizes de acessibilidade para agentes de usuários (UAAG). As ligações entre as diferentes diretrizes, são explicadas em componentes interdependentes para acessibilidade à Web

Para quem é direcionada as WCAG

WCAG é, a princípio, voltada para:

WCAG e seus documentos têem a intenção de suprir as necessidades de diferentes tipos de audiência, incluindo legisladores para políticas e linhas de ação em geral, administradores e outros. Os supra citados documentos estão relacionados em documentos relacionados às WCAG 1.0 nesta página e outros documentos estão listados na página Diretrizes WAI e seus relacionados.

Qual é o acervo das WCAG 1.0

WCAG 1.0 engloba 14 diretrizes (ou guias) contendo princípios gerais para projetos acessíveis. Cada diretriz é composta por um ou mais checkpoints que explicam como aquela diretriz se aplica em uma determinada área. A seção da WCAG 1.0 denominada como são organizadas as diretrizes fornece uma listagem mostrando como é o formato da diretriz e dos checkpoints.

Cada checkpoint tem uma prioridade, que está explicada na seção Prioridades das WCAG 1.0.

Com cada checkpoint é fornecido um link para as técnicas, que remete a uma seção do documento chamado Técnicas para as WCAG 1.0 onde pode-se ler uma descrição das técnicas a adotar para aquele checkpoint, e ainda serve de ponte para liks remetendo a mais explicações nos documentos :

As Técnicas básicas para as WCAG 1.0, as Técnicas HTML para as WCAG 1.0 e as Técnicas CSS para as WCAG 1.0 definem guias de implementação, incluindo explicações, estratégias e exemplos detalhados de marcação do código. Os documentos contendo as técnicas são organizados por tópicos; por exemplo; as técnicas HTML incluem seções sobre formulários, imagens, listas, links, tabelas, etc.

Para obter mais informações ver :

Formato técnico dos documentos

As WCAG 1.0, os documentos técnicos e as checklist seguem o formato adotado pelo W3C para suas especificações técnicas as quais incluem várias seções no seu início: links para diferentes versões do documento, os editores do documento, direitos autorais, sumário e status do documento com links para errata e endereço de e-mail para comentários. Vários dos documentos da WAI contém um link no topo remetendo a uma Tabela de Conteúdos.

Versões: 1.0 e 2.0 das WCAG

As Diretrizes para acessibilidade ao conteúdo da Web foram aprovadas em maio de 1999 e se constituem uma versão estável e segura de referência.

As WCAG 2.0 estão sendo desenvolvidas para aplicação à diferentes tecnologias da Web, para serem facéis de entender e usar e mais refinadamente testadas como relatado nos Requisitos para as WCAG 2.0. A WAI antecipa que as WCAG 2.0 devem estar terminadas no ano de 2005. Devido a natureza das especificações para o processo de desenvolvimento no W3C, a WAI não pode precisar uma data para disponibilização da versão final das WCAG 2.0 As WCAG 1.0 permanecerão a última versão aprovada até que as WCAG 2.0 estejam finalizadas.

O Rascunho de Trabalho denominado Introdução às Diretrizes para Acessílidade ao Conteúdo da (WCAG) 2.0 explica e linca para documentos que constituem os rascunhos de trabalho das WCAG 2.0.

Quem desenvolve as WCAG

O documentos técnicos das WCAG são desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho para as Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo Web (WCAG WG), que faz parte do World Wide Web Consortium (W3C) Iniciativa para Acessibilidade à Web (WAI). Para mais informações sobre o Grupo de Trabalho ver: página do Grupo de Trabalho das WCAG

As especificações do W3C para o processo de desenvolvimento preveem a inclusão de períodos nos quais o público faz revisões e comentários sobre os documentos. Par os documentos da WAI estes períodos de comentários e revesões de seus documentos são anunciados na home page da WAI e nas listas de e-mail da WAI. Um endereço de e-mail para comentários foi fornecido na seção "Status deste documento". Para fazer parte da lista de revisores e receber notificações via e-mail diretamente das WCAG sobre documentos em revisão, contacte o WCAG WG Team Contact.

Oportunidades para contribuir com as WCAG e com outros trabalhos da WAI serão encontradas em Participando da WAI.