Uso de PDF em documentos acessíveis
O uso de documentos PDF é permitido nos sites que estejam em acordo com a WCAG+Samurai. Contudo, algumas diretrizes devem ser cumpridas.
- Documentos novos que sejam constituídos somente de texto ou texto e figuras não devem ser publicados exclusivamente em PDF a não ser que satisfaçam uma das exceções listadas a seguir. Vale dizer, você não pode publicar texto puro ou texto e figura, inclusive press releases, no formato PDF.
- Se houver uma versão HTML do documento você pode publicar também a versão PDF.
- Todos PDFs devem ser etiquetados com uso de semântica apropriada para o documento. (Ou seja, um documento no qual todos os textos sejam etiquetados como
Para
não estará em conformidade caso os textos não sejam realmente parágrafos.) Em particular, documentos sobre matemática devem usar a etiqueta MathML ou equivalente.
Notar que PDF não é um formato “proprietário”, portanto perfeitamente válido para publicações. PDF vem sendo publicado desde a Versão 1.4.
Você pode usar qualquer versão de PDF que suporte etiquetagem (ou seja, versão 1.4 e posteriores). PDFs devem estar em acordo com as especificações próprias para PDF incluindo PDF/X, PDF/A, e PDF/UA.
Exceções
Os seguintes tipos de arquivos podem ser publicados em versão PDF isoladamente.
- Documentos contendo notas de cabeçalho, de rodapé e laterais. (Não existe um método definido para marcação de tais estrutura em HTML.)
- Um formulário interativo, já que interatividade em PDF é mais poderosa do que em HTML. (Use com precaução e somente nos casos em que HTML realmente não seja suficiente.)
- Combinação de versões acessíveis e inacessíveis. Um caso típico é o escaneamento de um documento histórico que inclui também o texto vivo. Outro exemplo é a tradução de uma linguagem de sinais inserida ou anexa em um documento escrito ou gravado.
- Documentos criados exclusivamente para impressão. (Documentos de bureax de serviços, criados para serem impressos, podem ser em PDF.)
- Documentos criados para anotações e colheita de informações. (Se você publica um documento com a intenção de colher comentários e opiniões que devam ser enviadas de volta para você, PDF contém estruturas adequadas à esta tarefa e para as quais HTML deixa a desejar.)
- Um formato especial de caractere que seja impossível ou inviável de criar com HTML.
- Exemplos:
- formatos que não são renderizados no navegador (por exemplo: documentos criados no Illustrator ou Photoshop ou outra tecnologia proprietária).
- formatos que renderizam de maneira insatisfatória no navegador (por exemplo: desenhos em CAD para os quais os formatos GIF e JPEG não fornecem resolução adequada).
- arquivos PDF destinados a exemplificar arquivos PDF (por exemplo: uma comparação entre PDFs etiquetados e não etiquetados)
- Gravação do estado de um documento em um momento específico.
- Documento em uma linguagem cujo script, com toda certeza, não seja suportado satisfatoriamente pelo navegador. Este é um caso de formato especial no qual o PDF se destina a ilustrar ou documentar o sistema de escrita de uma linguagem.
- Documentos matemáticos nos casos em que a HTML seja insuficiente para codificar e/ou renderizar.
- Documentos obrigados por lei ao formato PDF (por exemplo: fomulários para taxas).
- Documentos órfãos, ou seja, aqueles produzidos por softwares que não mais existem ou que não funcionam nos sistemas atuais.
Esta listagem esta sujeita a acréscimos ao longo dos anos em função do aparecimento de novos casos. Se isto ocorrer, a lista será atualizada e novas versões surgirão que serão devidamente documentadas no histórico das versões. Esta lista deve ser sempre considerada como definitiva. Se você descobrir algo que mereça constar da lista entre em contato conosco.
Histórico das versões
- 26 de fevereiro de 2008
- Publicada V1.0
Você está aqui: WCAG Samurai → Errata → Uso de PDF em documentos acessíveiss