WCAG Samurai Errata para as Recomendações para Acessibilidade ao conteúdo da Web (WCAG) 1.0

V1.0 de 26 de fevereiro de 2008

Se você ainda não o fez, talvez seja interessante ler a introdução antes de prosseguir. As seções que se seguem foram organizadas segundo as Recomendações para a acessibilidade ao conteúdo da web (WCAG) 1.0 as quais tomamos como base para nosso trabalho.

Nota especial sobre deficiências cognitivas

Esta errata não faz uma correção substancial das diretrizes do WCAG 1 no que diz respeito às deficiências cognitivas. Conformidade com a WCAG+Samurai não pode gerar reivindicação de plena acessibilidade para pessoas com deficiências cognitivas.

Diretriz 1.
Fornecer alternativas equivalentes ao conteúdo sonoro e visual

O erro maior nas discussões sobre equivalentes textuais é acreditar que um texto equivalente deve ser capaz de "transmitir, em essência, as mesmas funções e finalidade que o conteúdo sonoro ou visual" (WCAG 1). Dito assim, leva as pessoas a concluir que devam escrever um tratado para descrever uma simples imagem: "Esta é a imagem de uma seta que é um link para a home page".

Ademais, equivalentes textuais somente podem ser avaliados por humanos. Escrevê-los é uma tarefa subjetiva. WCAG Samurai não pretende ditar a maneira como devam ser escritos.

WCAG Samurai redefine equivalente textual como sendo um substituto para uma imagem ou outro conteúdo.

Correções gerais na Diretriz 1.1

O que não fazer

Não usar GIFs animadas, arte ASCII, frames, imagens espaçadoras, ou mapa de imagens no lado do servidor.

Cartas e diagramas

Sons e arquivos de áudio

Vídeos

Notar que uma transcrição seja em texto puro, seja em HTML ou outro formato qualquer não é um substituto para legendas ou descrição áudio. Uma transcrição pode ser fornecida como opção adicional.

Diretriz 2.
Não recorrer apenas à cor

Esta é talvez a mais simples e a mais mal interpretada diretriz das WCAG 1, em parte devido a confusão causada pela inabilidade do ser humano em tratar com o equipamento computador (e também pela falta de interpretação correta desta inabilidade).

As finalidades desta diretriz são:

As diretrizes das WCAG não preconizam combinações de cores preferenciais para usuários com determinadas deficiências de aprendizado. Assim como para outras diretrizes constantes da WCAG, referentes a deficiências de aprendizado, esta errata não contempla tais deficiências.

Ignore tudo que diz respeito a "dispositivos não visuais" ou "dispositivos monocromáticos". Acessibilidade na web diz respeito a usuários com necessidades especiais e não a seus equipamentos. Um "dispositivo" não é uma pessoa e não precisa de acessibilidade.

Cores confusas são tipicamente aquelas ao longo dos eixos das cores vermelha e verde (para as mais comuns das deficiências para cores, protanotopia e deuteranopia) e dos eixos das cores azul e verde (para o outro tipo de deficiência, a tritanopia). As cores substitutas para os deficientes também são confusas e tendem para as cores beje, amarelo não saturado e marrom. Todas as cores e tons similares são cores confusas.

Diretriz 3.
Utilizar corretamente marcações e folhas de estilo

Todas as páginas em conformidade com a WCAG+Samurai devem usar códigos HTML e CSS válidos.

Diretriz 11.
Utilizar tecnologias e diretrizes do W3C

Diretriz 12.
Fornecer contexto e orientações para ajudar os usuários a compreenderem páginas ou elementos complexos


Histórico das versões

26 de fevereiro de 2008
Publicada versão V1.0
27 de fevereiro de 2008
Alterado: "Você não deve usar blockquote para endentar" por "Não use blockquote para endentar"

Créditos

Documento original
WCAG Samurai — http://wcagsamurai.org/
Traduzido por
Maurício Samy Silva — http://maujor.com

Você está aqui: WCAG SamuraiErrata → Listagem da errata