Esta é a tradução do artigo do W3C "Essential Components of Web Accessibility" publicado no site do W3C.
-
A versão oficial e original, em inglês, deste artigo, encontra-se em: http://www.w3.org/WAI/intro/components.php
-
A única versão oficial deste documento é a versão em língua inglesa que se encontra no site do W3C.
- O presente documento traduzido para a língua portuguesa do Brasil, pode conter erros de tradução.
-
Este documento foi traduzido em 10 de maio de 2005 por: Maurício Samy Silva.
A tradução foi feita somente para este documento, vale dizer, as páginas remetidas pelos links aqui indicados, estão em sua versão original em língua inglesa, salvo indicação em contrário.
Componentes essenciais para Acessibilidade à Web
Índice dos tópicos deste documento
Este documento mostra como a acessibilidade à Web depende do relacionamento entre diferentes componentes e como o aperfeiçoamento de componentes específicos pode melhorar substancialmente a acessibilidade à Web. Mostra ainda, como as diretrizes WAI tratam estes componentes.
É essencial que diferentes componentes do desenvolvimento e da interação Web se relacionem entre si com o objetivo de tornar a Web acessível às pessoas portadoras de necessidades especiais. Estes componentes abrangem:
- conteúdo - informação contida em uma página ou aplicação Web, compreendendo:
- informação propriamente dita como textos, imagens e sons
- código ou marcação que define estrutura, apresentação, etc.
- Navegadores Web, players de mídia, e outros "agentes de usuário"
- tecnologias auxiliares (assistivas), em alguns casos - leitortes de tela, teclados alternativos, softwares de varredura etc.
- usuários, conhecimento, experiência e em alguns casos estratégias adaptadas para uso da Web
- desenvolvedores - designers, programadores, autores, etc.,
incluindo desenvolvedores portadores de necessidades especiais e usuários com suas contribuições.
- ferramentas de criação - software para criação de Web sites
- ferramentas de aperfeiçoamento - ferramentas de aperfeiçoamento da acessibilidade à Web, validadores de HTML, validadores de CSS, etc.
Desenvolvedores Web normalmente usam ferramentas de criação e ferramentas de aperfeiçoamento para criar conteúdo Web
Pessoas ("usuários") usam navegadores Web, players de mídia, tecnologias assistivas, ou outros "agentes de usuário" para acessar e interagir com o conteúdo.
Existem interdependências significantes entre os componentes; ou seja, os componentes devem se relacionar entre si com o objetivo de tornar a Web acessível. Tomando como exemplo os textos alternativos para imagens:
- Especificações técnicas para textos alternativos (por exemplo, HTML define um atributo para texto alternativo (alt) no elemento imagem (img))
- Diretrizes WAI - WCAG, ATAG, e UAAG, descritas adiante - definem como implementar textos alternativos para acessibilidade em diferentes componentes
- Desenvolvedores escrevem textos alternativos apropriados
- Ferramentas de criação habilitam, facilitam e fornecem meios de se prover textos alternativos em uma página Web
- Ferramentas de aperfeiçoamento são usadas para verificar a existência de textos alternativos
- Agentes de usuário fornecem uma interface para humanos e para máquinas, capaz de 'ler' os textos alternativos
- Tecnologias assistivas fornecem uma interface para humanos capaz de tratar de variadas maneiras os textos alternativos
- Usuários sabem como acessar os textos alternativos a partir de seu agente de usuário e/ou tecnologia assistiva quando necessário
O ciclo de implementação
Quando facilidades de acessibilidade são efetivamente implementadas em um componente, a implementação nos demais componentes torna-se mais evidente.
- Quando navegadores Web browsers, players de mídia, tecnologias, assistivas e outros agentes de usuário suportam uma facilidade de acesso, os usuários motivam-se a tornar-se aptos a usá-la e os desenvolvedores a implementá-la em seus conteúdos.
- Quando desenvolvedores pretendem implementar uma facilidade em seu conteúdo, requerem esta facilidade em sua ferramenta de criação.
- Quando ferramentas de criação simplificam a implementação de uma facilidade os desenvolvedores serão motivados a implementá-la em seu conteúdo.
- Quando uma facilidade é implementada numa grande massa de conteúdo, os desenvolvedores e os usuários demandarão que os agentes de usuário ofereçam suporte a ela.
Quando um componente é frágil
Se uma facilidade não for implementada em um componente, não haverá motivação para implementá-la em outros componentes desde que isto não resulte em ganhos de acessibilidade para usuários. Por exemplo, os desenvolvedores não se sentiram motivados a implementar uma facilidade que as ferramentas de criação não suportem e que a maioria dos navegadores ou das tecnologias assistivas não tenham implementado consistentemente.
Se um componente oferece suporte precário para uma facilidade de acessibilidade, em determinados casos outros componentes podem compensar com um 'gatilho' ("work-arounds") muito mais trabalhoso e não tão eficiente para a acessibilidade como um todo. Por exemplo,
- os desenvolvedores podem compensar a falta de suporte para uma facilidade em sua ferramenta de criação, com trabalho a mais, codificando manualmente para compensar a falta de uma interface própria em sua ferramenta
- os usuários podem ter um trabalho extra para compensar falhas de suporte para acessibilidade em seus navegadores, players de mídia e tecnologias assistivas ou falhas de suporte para conteudo; por exemplo, usando diferentes browsers ou tecnologias assistivas para suprir diferentes itens de acessibilidade.
Contudo, na maioria dos casos os " works-arounds" não são implementados e o resultado final é uma condição de acessibilidade precária. Adicionalmente, em alguns casos, a falta de suporte para acessibilidade em um componente não pode ser compensada por outro componente e o resultado é a total falta de acessibilidade (conteúdo inacessível) tornando impossível para pessoas portadoras de necessidades especiais acessar o Web site, página ou facilidade.
O World Wide Web Consortium (W3C) Web Accessibility
Initiative (WAI) desenvolve Web accessibility
guidelines para os diferentes componentes:
As diretrizes WAI baseiam-se em especificações técnicas fundamentais para a Web e são desenvolvidas em coordenação com: