Modelo CSS para boxes - Parte 1
Publicado em: 10/06/2004Informação importante:
Este tutorial é o ponto de partida para desenvolvimento de layouts CSS. Se você pretende projetar uma página, um documento ou um site inteiro baseado em CSS e sem uso de tabelas complexas o perfeito entendimento deste tutorial vai fornecer-lhe os conceitos básicos de posicionamento CSS.
Este assunto iniciará você nas técnicas avançadas de posicionamento CSS e em consequência para seu perfeito entendimento é necessário que você domine com destreza o uso das propriedades CSS.
Um código para nosso tutorial
Para melhor visualização e exemplificação dos conceitos contidos neste tutorial vamos criar uma página web bem simples constituida de:
- um cabeçalho título;
- um cabeçalho subtítulo;
- dois parágrafos;
Abaixo o código completo da página, em XHTML 1.0 modo Transitional:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "https://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1- transitional.dtd"> <html xmlns="https://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Box Model</title> </head> <body> <h1>Folhas de estilo em cascata</h1> <h3>A importância do Box Model</h3> <p> Para projetar um layout CSS, seja para uma página web ou um site inteiro é fundamental que o desenvolvedor entenda com detalhes como as folhas de estilo em cascata tratam os elementos HTML< para fins de apresentação em uma mídia do usuário por exemplo: a tela de um monitor). </p> <p> Todo elemento HTML é uma "caixa" retangular a ser apresentada na tela com as estilizações determinadas pelas regras CSS. As caixas sõo empilhadas uma após a outra e constituídas de margens, bordas, espaçamentos e o conteúdo propriamente dito. </p> </body> </html>
E na figura a seguir uma visualização da página renderizada no browser.
Notar o título em um cabeçalho <h1>
, o subtítulo em um cabeçalho <h3>
e dois parágrafos <p>
Você certamente ao olhar para a figura mostrada não tem qualquer dificuldade em entender e "ver" dois cabeçalhos e dois parágrafos em uma sequência igual a do código HTML.
Mas, para facilitar o entendimento do Box Model, olhe novamente para a figura e "veja-a" como se fossem 04 (quatro) caixas empilhadas.
Em cima <h1>
, depois <h3>
, a seguir <p>
e em baixo de todas outro <p>
.
Introdução - entendendo como CSS manipula os elementos HTML
As CSS para montar o layout de um documento, consideram e tratam todos os elementos HTML como se fossem caixas (ou mais propriamente em duas dimensões: um retângulo) a serem exibidas em uma mídia visual (a tela do monitor ou uma folha de papel impressa por exemplo).
As caixas são formatadas, estilizadas e dispostas pelas CSS segundo uma seqüência, na qual cada elemento HTML ocupa uma caixa.
Desta forma, cabeçalhos (<h1>,<h2>,<h3>
..), parágrafos (<p>
), listas (<ul>, <ol>
), formulários (<form>
), divisões (<div>
), e em fim qualquer elemento HTML (tag) é representado por uma caixa. Podemos então dizer que a caixa assim como foi definida é a unidade básica de formatação CSS. As caixas podem conter ou estar contidas dentro de outras caixas.
As técnicas de formatação são simples, contudo o projetista web deve conhecê-las a fundo para bem manipular suas regras.
Caixas CSS - entendendo as caixas
As caixas CSS são constituidas por 04 (quatro) áreas retangulares, listadas abaixo:
- conteúdo;
- espaçamentos (padding);
- bordas (border);
- margens (margin).
que se desenvolvem de dentro para fora, na ordem listada acima.
Uma caixa consiste primeiramente do seu conteúdo que é aquilo ou o que vai ser exibido.
A caixa pode conter 4 bordas, que vem a ser uma linha decorativa em volta da caixa.
A distância entre a borda e o conteúdo é o espaçamento.
A distância que separa uma caixa da outra é a margem.
Vamos ao nosso código XHTML inicial e acresentemos as regras CSS abaixo:
h1 { background-color: #cc9; border:10px solid #f00; padding: 5px; } h3 { background-color: #fc9; border:20px solid #039; padding: 15px; } p.um { background-color: #ff9; border:5px solid #f0f; padding: 5px; text-align:justify; } p.dois { background-color: #cff; border:2px solid #039; padding: 10px; text-align:justify; } Nota: As classes .um e .dois foram aplicadas nos primeiro e segundo parágrafos
Eis as quatro caixas agora coloridas e bem visíveis.
Nota: na caixa que representa o elemento <h3>
nomeei as quatro áreas da caixa: margin, border, padding e conteúdo, para facilitar a visualização daquelas áreas que compõem as caixas
Conheça os livros do Maujor®
Ir para a página de entrada nos sites dos livros.