CSS3 – Um livro ou uma coletânea?
Publicado em: 2011-06-4 — 19.872 visualizacoes
Recentemente anunciei minha intenção de escrever uma coletânea de livros sobre CSS3. Meu projeto é escrever um livro para cada Módulo das CSS3 ou mesmo agrupar dois ou três Módulos em um livro, dependendo do tamanho do Módulo.
Estão previstos mais de 50 Módulos CSS3 nos mais diversos estágios de implementação e destes pelo menos a metade já está suficientemente implementado ou maduro que justifique escrever um sobre ele.
Assim a coletânea de livros teria pelo menos uns 10 livros menos “parrudos” que os livros que estou acostumado a escrever (300 a 450 páginas).
Tenho recebido várias sugestões dos meus leitores e no geral pude constatar que apesar de haver aprovação unânime e incentivo para que o livro seja escrito, aparentemente a sua forma de apresentação não agradou. Para mim ficou impressão que o desejo dos leitores e adquirir um volume único tipo “tijolo” (400 ou mais páginas).
Assim resolvi abrir uma enquete pública para saber sua opinião respeito e face as seu resultado seguir com meu projeto de coletânea ou alterar para volume único. Opine! O Maujor atenderá e fará o que for melhor para seus leitores.
Nota: Em 05/08/2011 – A enquente que realizei apontou o desejo dos meus leitores por livro CSS3 em um volume e não uma coletânea. Assim será feito.
[poll id=”2″]
Desenvolvimento com Padrões Web? Adquira os livros do Maujor
Visite o site dos livros.
Esta matéria foi publicada em: 2011-06-4 (sábado). Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente abaixo, ou link para https://www.maujor.com/blog/2011/06/04/css3-um-livro-ou-uma-coletanea/trackback no seu site.
Que tal algo como “CSS 3 – A Bíblia” ?
Seria algo muito interessante já que os seus livros são excelentes.
Sou fã dos teus livros desde o tempo da faculdade quanto tive contato com diversos livros mas os seus foram os que marcaram minha vida acadêmica.
Abraço e sucesso!
Meu voto vai pra Tijolão….
Mas seja la qual for escolhido…
Mal posso esperar para ler *_*
Seus livros são os melhores!! Você explica muito bem.Muito fácil de compreender facilitando muito o aprendizado.
: )
Abrass!
O “tijolão” é bem interessante por conter tudo em um único “bloco” rsrs.
Mas se a coletânea for mais prática em relações futuras edições, será bem vinda do mesmo modo!
Eu prefiro o tijolão, mas no caso do css3 seria mais interessantes uma coletânea de livros devido as constantes atualizações da tecnologia…
Maujor, quando sai o resultado da capa escolhida ? 🙂
Olá Maujor, gostaria de saber quando será lançado o livro CSS3; quero comprar o de jquery e html5 tbm, logo estou aguardando o de css3 para comprar todos de uma só vez; Obrigado, Daniel
Apesar do tijolão ficar mais barato, prefiro a coletania, pois alem de poder colocar um conteudo melhor, sera mais portatil.
Bem sendo tijolão, coletâneas, ebooks vou ter sem pensar duas vezes… e ai já tem previsão de lançamento??? Estou seco nesse material hehehehehe
Abraços….
Eu prefiro uma coletânea assim podemos digerir o conteúdo aos poucos o tijolão acaba virando sempre o mais do mesmo como as grandes bíblias no assunto.
Cordialmente,
Decio Vanderlei Nogueira
TijjoUlão (brincadeirinha com o MaUjor hehehe)! Conhecimento nunca é demais *__*
Que nada! Lança ai um mega “tijolão” de umas três mil páginas sobre CSS3. Eu não sei quantas páginas resolveriam os módulos. Mas é um chute. hahah!
Lança ai, os correios entregam de moto, não vai pesar nada nas costas deles entregar aqui. xD
Esse é o livro que eu mais desejo ter. Se for lançar uma coleção, desde que, escrita por você, livro por livro, também acho válido. Faço preferência pelo “tijolão”.
Abraços
O problema de vários volumes é que sempre sai mais caro (óbvio), mas ao mesmo tempo é mais prático e mais elegante do que ficar andando com uma caixa de tomates neh!
Boa noite, Maujor!
Vi o tópico e achei interessante, e resolvi opnar.
Penso o seguinte como CSS3 é um ‘novidade’ ainda, sem dúvida a coletânea será bem melhor, pois ainda não foi concluído, desta forma a medida que vai lançando as especificações e forem confirmadas, ja podemos estudar, com isso quando for lançado oficialmente já estaremos sabendo muita coisa. E ainda tenho outra idéia quando for lançado oficial. Ai o senhor pode lançar meio que um ‘guia’ ou ‘cookbook ‘ sei la, alguma coisa do gênero com uma abordagem mais completa sobre o assunto.
e não posso de parabenizá-lo pelo excelente trabalho, que tem feito para a web e todos que a compõe.
Abraços
Vinicius Cândido
Tijolão!!! Muito mais facil e pratico p/ consultas. Tenho um livro de Redes e outro de Java com 600 paginas. Uso sem problemas.
Olá,
A ideia da coletânea é boa porque permite lançamentos mais rápidos e fica mais fácil de você atualizar as obras. Mas em papel prefiro o volume único porque fica mais fácil guardar, consultar e levar para outros lugares (já imagino o transtorno que seria vários livros), além do custo mais favorável.
Abraço
Tijolão espiralado rola?
Tambem prefiro o tijolo…
Os dois formatos apresentam vantagens, por final, prefiro ter todo conteúdo disponível em um único volume tijolão. Extensões menores com a finalidade de compreender atualizações futuras da tecnologia poderiam ser desenvolvidas, ao invés de publicar a mesma obra para inserir atualizações.
Os livros com capa dura são excelentes!
Aproveito para parabenizar pela facilidade de entendimento que é possível encontrar nas obras.
Tiolão para vir bastante conteudo, do futuro da web 🙂
Porquê não fazer os 2?
A medida que for liberando os livros da coletânea, agrupe-os em um livrão e publique também, ou mesmo aguarde a publicação de todos e junte-os num livrão.
De uma forma ou de outra, acredito que o mais importante seja o conteúdo e a forma brilhante que o Maujor têm de apresentar este conteúdo.
E que tal os dois??
Um livro parrudo e no final de tudo uma coletânea…
Tijolão. Melhor comprar a casa pronta, pois vai que falta dinheiro durante a obra.
De qualquer maneira não seria só um tijolão, seria 4 ou mais tijolões ou seja uma coletânea de tijolões. Acho que você não conseguirá tirar nenhuma conclusão com esta enquete, ficará no meu entender meio empatada. Que venha o livro coletânea ou tijolão.
Abraços
Olá, galera!
Não entendi bem. Este livro vai conter apenas 3 módulos, é isso? Se são mais de 50 previstos e a metade aproximada já está “madura o suficiente”, então porque escrever só sobre 3? Se for para escrever sobre a metade, então justificaria a criação de 2 livros. Um agora, com o que já está pronto e outro mais adiante, com o que faltar! A não ser que seja muito extenso. Aí sim justificaria dividir esses 2 exemplares em uns 5, no máximo! Até mesmo por questão de preço!
Acredito que pessoas como eu, fãs incondicionais da sua obra, vamos ter prejuízos ao comprar os 5, em compensação, quem quiser algum módulo em específico, pode comprar apenas 1 dos exemplares, sem a necessidade de gastar uma fortuna comprando uma bíblia! É uma opinião mercadológica! Não vou ficar chateado em ter que gastar UM POUCO mais pra ter seus vários livros, Maujor! rs
No entanto, pra galera mais hardcore, faz mais sentido ter um único livro pra pesquisa! É um assunto complicado, viu? Hahaha! Não ajudei em nada! Mas fica aqui meu comentário pra acender mais a fogueira!
Um grande abraço a todos!
Um tijolão é mais organizado e a facilidade de ter tudo na mão, mesmo que seja uma biblia!!
Abraços
Eu prefiro o tijolão, até porque fica tudo junto em um só já pensou ter que carregar 10 livrinhos soltos escorregando e caindo pelo chão? Brincadeira mas um livro só é melhor e acredito que mais barato e a informação vem tudo de uma vez, se for divididos será necessario comprar um volume esperar sair os outros para comprar e nem sempre se acha dos para comprar. Tijolão!
Pessoal.
Por razões logísticas e outras que não vem ao caso expor, não há como viabilizar outros formatos para o livro.
Portanto e-book, PDF, fascículo furado ou outros, lamento, mas estão fora de consideração.
A questão é saber se escrevo uma coletânea ou um tijolão.
Qualquer que seja o formato o resultado final será com a qualidade igual a dos meus livros anteriores.
Se você gostou de um dos meus livros não irei decepcioná-lo.
Maujor, como a quantidade de conteúdo seria grande demais (50 modulos como vc falou), fazer tudo isso em papel acabaria gerando um mega-tijolo, ou vários tijolões caso fosse subdividido.
O Ideal seria lançar modulo a modulo (ou com pouco agrupamento), gerando volumes menores. Mas sabemos que o melhor preço vai ficar com os tijolões.
Uma forma de unir o útil ao agradável, seria lançar o material em módulos digitalmente. Você já pensou em lançar apenas em ebook ou no formato do amazon kindle? Os custos de cada edição nova seria minimizados pela falta de necessidade de impressão em papel.
Continue quebrando barreiras Maujor, seja ecológicamente correto. De um basta no tijolões!
Eu prefiro e-book formatado em ePub… 🙂
Maujor, votei em “tijolão” porque o preço de vários livros menores ficará bem maior.
Embora sabendo que o ‘Tijolão’ sairia mais barato, prefiro a coletânea de livros sobre CSS3. Acredito que dará para reunir mais conteúdo sobre cada assunto, sendo estes mais até mais portáteis.
E a idéia do Luis Augusto Vulcanis é ótima, eu tenho, por exemplo, a coleção completa da Revista Semanal “Lição de Casa”, promovida através de fascículos pelo jornal ‘Estadão’, em 2000. E posso assegurar, esse sistema é excelente para aprendizado!
Prefiro o tijolão… Para mim que trabalho com isso e tenho muitos livros em minha mesa é melhor uma obra mais completa….
Acredito que vários livros, menores seria mais apropriado para a forma que o css3 esta hoje, constantes evoluções e mudanças, um volume grande pode se tornar obsoleto facilmente.
Prefiro o tijolão pq poderei encontrar tudo em um lugar só. Acredito que desse jeito não vai dar para se aprofundar tanto nos assuntos, porém temos que levar em consideração o lado financeiro da coisa.
Tijolão vai sair mais barato do que a soma de todos os “livrinhos”.
Maujor, creio que um “tijolão” teria um preço mais atrativo.
E seria interessante também que você seguisse o padrão que já vem desenvolvendo.
É até melhor para os leitores continuarem organizando a coleção Maujor na prateleira. =)
Sujestão…
Lembra daquelas coleções em fascículos que vinham furadas para colocar em um fichário. Vc poderia fazer o mesmo. No Primeiro fascículo viria o fichário e depois era só ir anexando os próximos fascículos.