O texto a seguir é transcrição de um email que recebi de uma das expoentes no Brasil, na luta pela acessibilidade na Web e engajada também pela acessibilidade em geral.
Você pode conhecer a Lêda no vídeo "Acessibilidade na Web custo ou benefício?" nos links disponível em: http://acessodigital.net/video.html
Amigos,
O livro acessível é da maior importância para as pessoas cegas, com baixa visão, ou que têm dificuldade para leitura ou manipulação de impressos. As discussões sobre o livro acessível no Brasil, têm acontecido em circuitos fechados, sem a participação ampla dos usuários e da sociedade. Por favor, leia a carta aberta abaixo e, se concordar com ela, não deixe de assinar. É rápido e fácil, é só enviar um e-mail com nome completo e número do documento de identidade para livrouniversal@yahoo.com.br
Se puder, ajude-nos a divulgar este movimento.
Obrigada!
Lêda Lucia Spelta
À Presidência da República; Ao Ministério da Educação; Ao Ministério da Cultura; À Câmara dos Deputados; Ao Senado Federal; AO Grupo de Trabalho do LIVRO ACESSÍVEL na Biblioteca Nacional; À CORDE – Coordenadoria para integração da pessoa com deficiência; Ao CONADE – Conselho Nacional dos direitos da pessoa com deficiência e À sociedade em geral.
O Movimento pela Leitura Acessível no Brasil, identificado abaixo por pessoas com deficiência, entidades associativas e representativas, fóruns virtuais de discussão, profissionais da área,familiares e amigos, vem reivindicar:
Reiteramos que a responsabilidade dessa discussão é de todos, pois está garantido na Constituição o direito à cultura, à informação, ao conhecimento e ao lazer, pressuposto de nação desenvolvida, justa, igualitária e democrática, norteada em dois de seus principais fundamentos: a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
Cobramos efetivamente a participação da CORDE e do CONADE, para que possam, uma vez que são componentes privilegiados do GT – abaixo mencionado, acompanhar de perto essa discussão, além de nos informar e consultar sobre toda e qualquer alteração, supressão ou inclusão de elementos na regulamentação da lei supracitada, com ou sem modificações substanciais.
Não podemos mais permitir qualquer tipo de limitação ao direito de todos à leitura, por constituir segregação e marginalização. Também unicamente a dependência de Instituições especializadas em prestação de serviços para pessoas com deficiência, configura-se no cerceamento do direito fundamental ao acesso à leitura e ao conhecimento, limita nossa capacidade de escolha, nossa autonomia, liberdade e cidadania.
Assim, estamos preocupados que a próxima reunião do GT do livro acessível, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, para discutir essa regulamentação, delibere aquém de nossa principal expectativa, a saber:
a imediata e definitiva implementação do acesso e da liberdade de escolha de livros que atendam nossas especificidades de leitura e autonomia e que é o livro acessível em desenho universal.
Atenciosamente,
ADESÃO:
Para apoiar esse movimento você pode enviar um e-mail com os seus dados (nome completo e número de documento de identidade) para o endereço eletrônico abaixo:
Segue-se uma lista com mais de 50 adesões institucionais e mais de 3.000 adesões individuais.
Em 2006 comecei a publicar nesse blog uma série de desafios CSS que consistiam em…
Há muito tempo que eu não publico um "Teste seu conhecimento". Esta semana, revendo algumas…
Introdução Elementos da marcação HTML podem ser aninhados uns dentro de outros, criando-se uma cadeia…
HTML5? Web universal? É comum eu me deparar com dúvidas sobre a HTML5 não só…
Quem é Tab Atkins Jr? Tab Atkins Jr, um desenvolvedor americano, trabalhou durante muitos anos…
Pessoal, a BrazilJS Conf 2013 disponibilizou para o Maujor cupons de desconto para serem oferecidos…
View Comments
Muito bom.
Espero que mais pessoas desenvolvam seus site pensando nisso.
Muito oportuno este post. Valeu!
Abs,
Prof. Barcia
Muito bom esse post. Parabéns Maujor.
Ola...
Ja conhecia o vídeo, realmente muito bom.
Só gostaria de saber como foi feita a solução de navegar com o TAB em menus flutuantes (drop-down) mostrada no vídeo.
Parabéns. adorei a matéria.