Agora é para valer!
Muito já se escreveu sobre o IE7 e a aderência às Web Standards. Poucas matérias de conteúdo consistente, a maioria como sempre, baseadas mais na paixão e menos na razão
— como sempre acontece quando se trata de Internet Explorer — e algumas poucas totalmente sem um mínimo de suporte técnico.
Contudo, qualquer que seja o enquadramento, na maioria esmagadora dos casos os fundamentos das matérias basearam-se nas versões iniciais e experimentais do navegador colocadas à disposição dos usuários para testes e sugestões e tomadas equivocadamente como definitivas.
Fui solicitado por diversas vezes a escrever sobre o tema o "IE7 e as CSS" e rejeitei a idéia, pois em fase de testes e versões alfas e betas e experimentais, o que se tem a escrever é apenas feedback ao fabricante e obviamente além da Microsoft sequer ter conhecimento do meu Blog/Site o lugar certo para escrever era no Blog da MS e em listas especificamente destinadas a feedback e em inglês. Ainda mais, qualquer conclusão ou análise feita, seria pura elucubração, sem qualquer valor para meus leitores.
Justificado meu silêncio para àqueles muitos leitores que me solicitaram escrever a respeito tão logo apareceram as versões iniciais do IE7, trago hoje para vocês as novidades efetivas, publicadas há dois dias atrás (em 22 de agosto) no Blog da Microsoft sob o título Details on our CSS changes for IE7 listando as modificações CSS introduzidas no IE7. Trata-se de uma matéria assinada por Markus Mielke – Program Manager da Microsoft e portanto uma informação oficial e consistente e não uma mera e vazia especulação.
A seguir os trechos daquela matéria onde autor detalha as modificações:
Contrariando o consenso quase que geral, formado inicialmente, não se pode negar que os avanços são significativos. As correções e implementações CSS para o IE7 contemplam uma lista bem extensa e até certo ponto surpreendente para aqueles que estavam esperando as previsões da maioria das matérias escritas de primeira hora.
Os bugs de posicionamento e comportamento, notadamente aqueles relatados no site P.I.E. foram todos (à exceção de um, e a lista no site é enorme!) corrigidos.
Os irritantes problemas de comportamento de elementos nível de bloco com respeito a expansão e dimensões, se foram!
Inconsistências criadas por todos os tipos de posicionamento, nunca mais!
E todos estes avanços relatados acima.
A mim surpreendeu o fato de até suporte para alguns seletores CSS3 estarem sendo considerados para implementação, pois é notório e sabido que CSS3 ainda não é e acredito não será uma realidade a curto prazo.
Palmas para o IE7.
Em 2006 comecei a publicar nesse blog uma série de desafios CSS que consistiam em…
Há muito tempo que eu não publico um "Teste seu conhecimento". Esta semana, revendo algumas…
Introdução Elementos da marcação HTML podem ser aninhados uns dentro de outros, criando-se uma cadeia…
HTML5? Web universal? É comum eu me deparar com dúvidas sobre a HTML5 não só…
Quem é Tab Atkins Jr? Tab Atkins Jr, um desenvolvedor americano, trabalhou durante muitos anos…
Pessoal, a BrazilJS Conf 2013 disponibilizou para o Maujor cupons de desconto para serem oferecidos…
View Comments
o que esta errado neste código ????
@import url();
Poxa....ninguém responde não??....estou com a mesma dúvida do colega.....meu IE7 está absorvendo o comando do Firefox...q q eu faço agora???
Vlw pessoal...
Olá Maujor,
Estou criando um site e, para ver se tudo está em ordem, estou testanto em 3 navegadores: Firefox 3, IE 7 e Ópera 9.5. E tive alguns problemas com o IE7 e o Ópera 9.5. Por isso vou descrever o que fiz para que você ou alguém aqui possa me ajudar, pois meu prazo para entregar o site está no final.
Na realidade, criei e fatiei o layout no Fireworks, e depois montei dentro do Dreamweaver, estruturando tudo em uma tabela com largura de 760 para não dar barra de rolagem horizontal se a resolução do usuário for de 800. Criei algumas regras CSS de formatação, sendo que primeiro, para fixar as fatias das imagens, criei uma regra individual onde fixei a imagem como fundo, para depois inserir células com textos e criar links também com formatação feita em CSS. E é na hora de testar o site nos navegadores é que vem os problemas.
1) No Firefox 3 tudo aparece perfeitamente: o fundo com as imagens fatiadas fica inteiro, sem nenhuma distorção. O texto fica bem posicionado em todas as páginas e com o tipo de fonte, tamanho e comportamento do link exatamente como criei.
2) No Ópera 9.5: aparece praticamente tudo perfeito, porém, no menu, tem algumas páginas em que algumas linhas de texto do menu não ficam posicionadas à esquerda como as outras (a propriedade de alinhamento que configurei em todas os itens do menu - dentro do Dreamweaver foi: horizontal: padrão e vertical: no alto). Não sei o que acontece que em apenas umas páginas do site, algumas linhas do menu teimam em ficar centralizadas sendo que estão todas à esquerda.
3) No IE7 é que vem o grande problema:
* As regras CSS não funcionaram, pois não aparece nem fonte, tamanho e comportamento dos links, ficando tudo como padrão (Times Roman) e com “underline” embaixo. O fundo somente da fatia de imagem correspondente à área de conteúdo não aparece, assumindo apenas a cor do background.
Tenho pouco conhecimento em CSS ainda mas, sei o quanto é importante estudá-lo e por isso estou precisando muito de sua ajuda ou de quem puder me responder essa questão dos bugs, porque sei que existem mas não sei como resolver.
Esses problemas de formatação no Ópera 9.5 e no IE7 são considerados bugs? Existe algum código que eu possa inserir no HTML para resolver esses problemas?
Por favor, se alguém puder me dar uma força nessa questão, ficarei imensamente grata, porque é meu primeiro trabalho realmente profissional e ainda não tenho experiência.
Obrigada,
Hahaha, o IE7 melhorou tanto, mas tanto, que já está quase encostando no falido konqueror, em termos de CSS.
A MS se preocupa de mais com a usabilidade do navegador, visual e essas coisinhas menos importantes. Esquece que o browser serve apenas para mostrar as páginas que nós criamos, e que portanto a atenção maior deve ser voltada a quem cria as paginas, e não somente a quem visita. Doga-se de passagem que o "skin", ficou horrivel. Prefiro o IE6, mesmo que inda jogado as traças.
Brigadaço Maujor, valeu. Vamos ver se funcionando vai ser tudo o que prometem.
Bom anteriormente eu esqueci de parabenizar o maujor por mais uma excelente matéria, como todas as outras materias ja lidas aqui! Parabéns!
Ola à todos que participam desta discussão. Sera que alguem pode me ajudar meu IE7 esta absorvendo o do FireFox. Sei que minha ppergunta parece um tanto "amadora" mais preciso de ajuda por favor se alguem me ajudar sei muito grato. Abração à todos.
informação demais, e objetividade falta. Com o ie7 o titulo do meu bolg está parcialmente visto no mei lap.
Como arrumar isso está sendo um problema, falta de informação objetiva para qualquer usuário.
Entrem no site do bradesco com ele e esperem o mesmo tarvar o sistema operacional. Grande porcaria.
O próximo passo dessa lista deveria ser tornar o IE7 free. Contribuiria muito para a web. E seria uma estratégia inteligente por parte deles, vide o Opera que esperou demais para fazer isso e perdeu uma fatia de usuários que usa agora o Firefox e não muda por nada.