Dicas para desacreditar seu Blog e você
Publicado em: 2006-05-18 — 24.602 visualizacoes
Blogs chegaram, conquistaram espaço, cairam no gosto popular e são o ‘grande barato’ da Web atual.
Eu não resisti às facilidades de lançar e manter um Blog, apesar do CSS para Web Design, meu site pessoal, estar indo muito bem.
Há três meses ‘blogando’, – termo que não gosto, mas que a maioria usa – há tantos outros lendo Blogs – sou um consumidor de Blogs que tratam de assuntos web standards e os visito com frequência, não só para aprender como também para acompanhar as tendências – e por força de uma vivência mais de perto com o ato de postar, cheguei a algumas conclusões que compartilho com vocês e gostaria de saber sua opinião e valiosa contribuição para o assunto do post.
Como resultado dos meus constantes passeios pelos Blogs, observei e fiz algumas anotações de pequenas ou grandes ‘coisas’ que irritam, afugentam e levam o visitante a dizer para si mesmo: ‘Neste Blog não entro mais, estão pensando que eu não penso’ quando não frases mais explícitas e menos comportadas.
Vamos à fórmula do descrédito e insucesso para seu Blog.
- Passe 20 ou mais dias sem postar;
- Este é um prazo razoável para seu leitor visitá-lo, não ver mudanças e considerar seu desinteresse e abandono do blog.
- Poste duas vezes por semana, links para ‘Blogs lindos’;
- Existem sites especializados em links para ‘Blogs lindos’. Quer compartilhar com seus leitores? Link para estes sites no Blogroll.
- Poste para informar aos seus visitantes que não tem tempo para postar;
- Seus leitores esperam encontrar matérias relacionadas ao propósito do seu Blog e não ouvir suas lamentações sobre falta de tempo.
- Poste um breve resumo de matéria e não entre em pormenores;
- Você vai deixar bem claro que não teve qualquer consideração com seus leitores ao produzir uma matéria às pressas.
- Poste sobre matéria que você não domina, lance dúvidas e diga que ‘acha’ que deveria ser assim, ‘pensa’ que o melhor seria assado;
- Os leitores esperam encontrar nas matérias, caminhos para solucionar e não problemas para resolver.
- Poste para informar que no seu Blog há uma matéria fantástica no link tal;
- O leitor se sentirá desconfortável, pois você gastou um post para dizer que ele não sabe navegar no seu Blog.
- Prometa postar um item por semana da matéria recém postada e não cumpra;
- Contenha-se, não se deixe empolgar e prometer o que não pode cumprir, apostando que o leitor esquecerá.
- Poste para informar que leu sobre um assunto sensacional e assim que tiver um tempinho vai postar sobre ele;
- Quer fazer suspense? Esta fórmula é ineficazl. Você não disse nada e prometeu algo soando a talvez.
- Assine feeds de todos os Blogs ‘gringos’ e poste os feeds para seus leitores;
- Seus leitores provavelmente assinam os feeds ou newsletter que interessam e esperam ler seu Blog em língua nativa.
- Substime a capacidade de reflexão e raciocínio dos seus leitores;
- Afinal você é ‘o tal’ e o grande mestre em determinado assunto. Não assuma uma posição arrogante.
- Não substime a capacidade de seus leitores, você pode ser o ‘tal’ mas com certeza eles sabem muito mais que você em outras áreas e vão se sentir ofendidos com sua postura ‘superior’.
Notas finais:
Estas dicas são eXtensíveis e aplicam-se a um universo bastante restrito. Estão restritas aos Blogs que postam matérias técnicas para desenvolvimento Web Standard, pois são os que leio com mais frequência e sobre os quais fiz minhas anotações. Não tive a pretensão e nem a leviandade de escrever estas dicas aplicáveis aos Blogs em geral, ou a Blogsfera nacional (para usar um termo inserido no contexto) pois desconheço a realidade das outras áreas ‘blogeiras'(?).
São anotações pessoais, que se tornaram convicções e que compartilho com vocês estando pronto a mudar minha opinião sempre que razões mais convincentes que as minhas forem trazidas à discussão.
Apreciaria muito saber sua opinião e principalmente sua contribuição para juntos aumentarmos e enriquecermos a lista inicial de 10 itens. Comente o que você considera um veneno capaz de matar um Blog e acresentaremos na lista.
Finalmente, mais uma vez quero deixar claro que não radicalizo em nada. Considero que o enquadramento em uma ou duas das dicas citadas não significará a morte do seu Blog e o seu descrédito, mas uma combinação ou a aplicação sistemática delas provavelmente frustará seus leitores.
Desenvolvimento com Padrões Web? Adquira os livros do Maujor
Visite o site dos livros.
Esta matéria foi publicada em: 2006-05-18 (quinta-feira). Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente abaixo, ou link para https://www.maujor.com/blog/2006/05/18/dicas-desacreditar-blog/trackback no seu site.
Parabéns este site é um exemplo positivo do uso da internet para unir as comunidades com informações de qualidade e objetivas, http://www.sapatonet.com.br
Gostei muito do post, tanto que até criei um blog para mim, não tenho muito tempo para atualizar, mas tenho muito conhecimento para compartilhar, sendo assim tomara que os meus leitores tenham paciência em esperar. quem quiser indo ver o preview tá ai, Dificuldades de um Desenvolvedor sem CRIATIVIDADE ! não sei se acertei no blog que hospedei, mas vai ser mão na obra.
Fotos da semana, no celular
Um dos mosaicos que fiz na aula de Artesanato, no Elias, com a profe Ivone. Aqui na foto ainda não está pronto, mas de verdade ele quase está pronto, então vou colocar uma foto no blog de artesanato que estou para fazer, quando tiver mais coias pa…
Ótimo comentário Diego. Resumiu todo meu pensamento.
Existem muitas formulas de sucesso, mais tem muitas mais ainda para dar todo errado.
O importante é escrever no blog com moderador, não como máster do universo.
Dicas para desacreditar seu Blog e você
Como resultado dos meus constantes passeios pelos Blogs, observei e fiz algumas anotações de pequenas ou grandes ‘coisas’ que irritam, afugentam e levam o visitante a dizer para si mesmo: ‘Neste Blog não entro mais, estão pensando que eu não…
Ótimo post maujor, só chego a discordar no mesmo ponto que o Felipe Ciccone (#1).
Realmente, as vezes agente não domina uma matéria e quer começar algo sobre ela contando com o auxílio da comunidade.
Vou falar do meu exemplo: Muitas vezes eu não domino completamente uma matéria apesar de ser muito bom nela, daí eu prefiro falar “acho” algumas vezes do que dar certeza e ser descreditado pelos leitores.
Ah, e muitas vezes agente escreve “acho” simplesmente postando nossa opinião, afinal “acho” que a ideia principal de um blog é postar opiniões e secundariamente tutoriais (mesmo que muitos façam o contrário).
Agora quando eu tenho certeza, eu afirmo sim.
Gostei muito deste artigo, estou começando agora no mundo dos blogs e vou tentar aplicar estes conceitos.
Té mais maujor.
Realmente essa questão de não postar, para mim é a doença terminal de um blog…
Mas… nessa lista aí, faltou a questão de certos blogueiros usarem o espaço que até certo ponto era para assuntos técnicos, passar a fazer propagandas de projetos (pessoais) futuros…
Já me deparei com essa situação algumas muitas vezes, de entrar no blog do cara e aprender algo e ter lá: “Estou fazendo isso, breve no mercado!” ou “Livro do meu amigo, compre aqui”…
É faz acho que mais de um mês que não posto nada no meu Blog….mas eu criei ele na esperança de escrever algo util para desenvolvedores mas infelismente me deparei com 2 problemas.
Não escrevo muito bem e estou completamente sem tempo 🙂
Achei muito legal… Vejo vários casos em que acontecem os itens listados acima!
Aliás, vou rever alguns pontos meus para tentar melhorar a qualidade do meu site também =)
Fellipe:
As palavras-chave desta dica foram: Não domina, acha e pensa. Palavras que não devem estar presentes em uma postagem técnica.
Você foi muito feliz no seu comentário, pois abordou uma questão importante, que é a motivação do leitor. Chamar o leitor à reflexão, colher sua opinião é fundamental e isto você colocou muito bem. Pergunte sim, mas por favor não ‘ache’ nem ‘pense’, mas afirme e dê sua opinião, caso contrário poderá, sem querer, passar insegurança aos leitores que vêm em busca da informação.
Jogar dúvidas no ar é didático, mas não esqueça de passado um tempo, consolidar as opiniões recebidas e emitir a sua opinião.
Grato pelo sua valiosa contribuição.
Pra mim não há coisa pior que posts do tipo propaganda, “promoção no site tal só hoje, clique aqui”, “aquele host está com um ótimo preço, assine aqui”. Todos podem, e devem, fazer propaganda mas por favor, apenas no site.
No item:
Poste sobre matéria que você não domina, lance dúvidas e diga que ‘acha’ que deveria ser assim, ‘pensa’ que o melhor seria assado;
surge uma coceirinha no dedo. O Blog é um lugar para trocar idéias IMHO, e não um repertório de tutoriais. Lança-se a idéia e as pessoas ajudam a construir uma opinião secundária geral.
Bem, lógico, depende do post e do blog, mas… essa é uma opinião que me fez teclar este comentário afinal.
Nos meus posts eu jogo dúvidas no ar, as vezes. Não espero realmente que as mesmas sejam respondidas, mas ao menos quero dar espaço para as pessoas pensarem na questão.