Hoje é um dia que certamente entrará para a história da Internet brasileira.
Acaba de ser lançada há alguns minutos a versão XHTML + CSS do site iMasters.
Meus mais efusivos parabéns ao amigo Tiago Baeta e sua equipe, por essa decisão.
É motivo de grande alegria para nós, divulgadores das Web Standards, poder citar o iMasters como mais um exemplo de site aderindo aos padrões. É um exemplo de peso não só pela grandiosidade do iMasters mas, principalmente, pela audiência e público alvo do site que com certeza levará aos desenvolvedores brasileiros mais uma motivação para aderir aos padrões.
Entrevistei com exclusividade o jovem André Metzen do iMasters, responsável direto pela codificação. Vejamos o que ele tem a nos dizer:
Olá pessoal, meu nome é André Metzen, e é um prazer poder participar desta conversa. Sou de Vitória – ES, tenho 20 anos, faço Ciência da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo. Sou fascinado por tecnologia em geral, mas me interesso mais pela área de internet, na qual trabalho desde 2001, mais especificamente com analise de sistemas de internet, programação em PHP, codificação XHTML, desenvolvimento de folhas de estilo, Javascript DOM, e continuo com a mesma fome de conhecimento da época em que comecei na área.
Estou no iMasters desde 2003. Hoje trabalho como Gerente de Tecnologia, em conjunto com uma excelente equipe para tornar o projeto do iMasters possível.
O maior desafio de converter o iMasters para os padrões foi o porte dele. Um portal com o volume de informações do iMasters necessita de um planejamento estrutural bem feito e bem pensado. É necessário um estudo muito mais profundo do que um site não-padrão. Algo que deu muito trabalho também foi converter as matérias antigas, onde ainda há muito por fazer, mas esperamos que no final todas as matérias sejam válidas no XHTML 1.1.
É quase impossível contabilizar o número de páginas, considerando que cada matéria publicada possui um código HTML que também precisa ser válido. Desconsiderando as matérias, deve ser em torno de 150 a 200 páginas, e para isso foram usados aproximadamente 100 templates, todos eles válidos.
Não houve a necessidade de reproduzir com exatidão o site antigo, pois ele passou por um re-design, mesmo assim houve momentos que deu vontade de jogar tudo pro alto, mas a razão prevaleceu e no final não foi utilizada tabela sequer para compor a estrutura do site. A solução é sempre procurar o modo mais semântico de estruturar o XHTML, a partir disso é possível organizar o código e aplicar as CSS de forma a compor praticamente qualquer layout.
Dúvidas sempre surgem durante qualquer desenvolvimento, e não foi diferente pelo fato de estar usando os padrões. Felizmente não tivemos muitos problemas quanto a esses assuntos polêmicos, mas houve vários casos em que ficávamos na dúvida da melhor representação da estrutura do documento e, para resolver esses contratempos, nada melhor do que estudar o problema e encontrar a forma mais semântica.
Todo o sistema que gerencia o conteúdo do iMasters é exclusivo e desenvolvido internamente por nós mesmos. A mudança no novo site não foi apenas visual, o site foi refeito a partir do zero, para atender a todas as crescentes necessidades do portal, resolver o problema de desempenho, e para que possamos deixá-lo totalmente ajustado a fim de trabalhar com os padrões. Dessa forma ao invés de ser um fator que atrapalha desenvolver seguindo as web standards, o sistema de gerenciamento passou a colaborar e facilitar este desenvolvimento.
Infelizmente não, além de faltar a conversão de grande parte das matérias e de alguns sistemas modularizados para o padrão, a parte essencial e mais trabalhosa já foi convertida. E mesmo que terminássemos tudo, tenho certeza que ao final teríamos novos conhecimentos para refazer certos pontos que precisariam de melhorias. O desenvolvimento web é um contínuo aprendizado de novas técnicas e tecnologias, e é bem provável que ao final de todo o projeto iMasters (que não termina com o lançamento do site) já haja muita coisa a ser re-trabalhada.
Ainda não trabalhamos os aspectos mais avançados da acessibilidade, que serão implementados com análises e feedback dos nossos visitantes portadores de necessidades especiais, mesmo assim procuramos fazer o código mais semântico possível, trabalhar com fontes visíveis e evitando sempre imagens no lugar de texto.Quando foi indispensável o uso da imagem nós utilizamos image-replacement. Também evitamos ao máximo depender de javascript, sempre que possível utilizamos javascript não-obstrutivo.
Não há duvidas de que as vantagens de utilizar os padrões superam o trabalhoso processo de desenvolvimento de um site deste porte. O ganho em desempenho, consumo de banda, e facilidade de atualização, tornarão o site muito mais ágil e consequentemente trarão mais visitas. Outro ponto que não podemos esquecer é o page rank nos buscadores. Uma página com um código mais limpo e semântico deve ter uma ajuda considerável no ranking do iMasters em buscadores como Google, Yahoo e MSN Search, e isso é fundamental para o aumento de visitas e crescimento do site.
Como eu disse, ainda existem alguns módulos independentes do sistema de gerenciamento de conteúdo do iMasters, que precisam ser convertidos, além de um número considerável de matérias. Com o desenvolvimento do projeto, queremos que o portal seja 100% válidado em XHTML 1.1. Apesar da dúvida de muitos quanto à possibilidade de um portal deste porte ser válido, estamos provando a eles que é possível, independente do volume de informações.
Gostaria de lembrar que além de estar no padrão, o novo site traz dezenas de novos recursos, como feeds de seções ou autores específicos, feeds personalizados, interação com as matérias, busca avançada, recursos em AJAX que ajudam na navegação, uma melhor organização de canais e seções, enfim, uma série de vantagens que peço a vocês que dêem uma conferida. Também queria aproveitar para agradecer a várias pessoas que ajudaram a mim e à equipe de desenvolvimento a fazer este site virar realidade: Tiago Baeta, Diretor do iMasters, por ter me dado a oportunidade de mostrar meu trabalho; Rafael Ribeiro, meu companheiro de trabalho que teve paciência comigo nas horas de desespero; Diego Nunes, pela imensa colaboração no desenvolvimento do comportamento do site(javascript); e a você também, é claro, por me apoiar e ajudar quando surgiam os problemas mais sérios. Existem varias outras pessoas a quem sou muito grato, mas acho que não é possível de citar o nome de cada uma delas.
Sou eu quem agradeço. É uma honra para mim poder ter esta conversa com você. Com certeza virão muitas críticas, e estarei receptivo a todas elas. Nada melhor do que a opinião do público para sabermos que caminho tomar. Com o lançamento deste novo site, espero que os desenvolvedores abram os olhos e deixem o medo de usar os padrões de lado, e que possamos incentivar o máximo de pessoas possível a adotar (e adorar) este método de desenvolvimento que traz inúmeras vantagens. Um abraço a todos, e obrigado.
Em 2006 comecei a publicar nesse blog uma série de desafios CSS que consistiam em…
Há muito tempo que eu não publico um "Teste seu conhecimento". Esta semana, revendo algumas…
Introdução Elementos da marcação HTML podem ser aninhados uns dentro de outros, criando-se uma cadeia…
HTML5? Web universal? É comum eu me deparar com dúvidas sobre a HTML5 não só…
Quem é Tab Atkins Jr? Tab Atkins Jr, um desenvolvedor americano, trabalhou durante muitos anos…
Pessoal, a BrazilJS Conf 2013 disponibilizou para o Maujor cupons de desconto para serem oferecidos…
View Comments
Muito boa a entrevista! Muito legal também ver como era as coisas em 2006. Sucesso á vocês.
Concordo com o Mike.
O garoto não sabe como atender seus consumidores.
O flogs é horrível e não tem a menor assistência para seus usuários.
Faz muito tempo que tento contatar algum suporte para pelo menos excluir a minha página flogs, mas nem isso consigo.
A minha opiniao sobre Andre Metzen e bem diferente.
Nao sabe gerenciar seu proprio flog, deixando de responder perguntas de membros como eu, que no flog gratuito que ele tem, nao consigo postar fotos e nao recebo respostas.
Logico, com 20 aninhos, ele precisa aprender muita coisa na vida, especialmente como se relacionar com os consumidores.
Hoje ele e filho de papai, amanha sera dono da sua propria empresa, ai eu quero ver como ele reage ante a perda de um negocio ou cliente.
E isso ai
Abracos
Mike
riomikewines@yahoo.com
http://www.flogs.com.br/mikeriodejaneiro
Padronizar é uma palavra que nos leva ao delírio ! Os padrões contribuem em muitos sentidos, esses então! Parabéns à equipe IMasters pela ousadia e coragem. André, você chega longe garoto!
Parabéns pela ótima entrevista e até um futuro próximo.
[]s e sucesso!
Muito bom o trabalho. Parabéns a toda esquipe que participou no projeto.
Achei meio força-barra dizer no email que recebi do portal Imasters ser o primeiro portal do Brasil a ser válido pela W3C. Acho que não hein.
Mas de qquer forma, parabéns!
Nossa! Com certeza é com grande alegria que eu recebo esta notícia, primeiramente porque sou fã incondicional do iMasters. Foi através dele que eu conheci o trabalho do Maujor, e antes disso, aprendi muito coisa quando fazia minhas pesquisas sem ao menos ter noção de por onde começar. Talvez muitos achem exagero da minha parte, mas para mim, há pouco tempo divulgador e (principalmente) aprendiz de web standards, essa foi uma das melhores notícias que eu tive e um dos maiores insentivos para manter minha postura e continuar neste caminho que escolhi para seguir minha vida profissional.
Abraços Maujor!
ps: com certeza esta notícia merece um post.
Algo que passasse pelas mãos do Thiago e do André só poderia ser mesmo um sucesso.
O Thiago é um garoto prodígio. Desde criança já demonstrava ter uma mente brilhante. E o André é um garoto esforçado, inteligente, e que gosta muito do que faz.
Os dois têm muito talento. Ainda vão aprontar muito.
Bom trabalho André. A organização das seções, do código, das URLs, deu um resultado final profissional ao site do iMasters. Quem ganha com isso são os usuários e o próprio portal, com economia de banda. Parabéns.
É realmente um grande orgulho poder dizer que sou leitor do imasters. Um site voltado para a comunidade de desenvolvimento web que realmente pratica as novas tendências.
Seria bom, se no futuro, divulgassem as melhorias que conseguiram após a implantação dos padrões no que se refere a largura de banda (comparação) e facilidade de manutenção.