Declare o Doctype· Por que doctype? · Leitura complementar ·
Índice das dicas · QA Homepage· QA IG· Markup Validator· QA-dev·
Não existe um só tipo de HTML, atualmente existem vários: HTML 4.01 Strict, HTML 4.01 Transitional, XHTML 1.0 Strict, e muitos outros. Cada um destes tipos, está definido em especificação própria no W3C, mas também está definido em linguagem de máquina especificando a estrutura legal, os elementos e os atributos próprios do tipo de HTML.
Uma definição assim é chamada de "Document Type Definition", (Definição do Tipo de Documento) ou simplesmente DTD.
Ferramentas para processar documentos, tais como Web browsers, precisam saber qual é a DTD que o documento (X)HTML usa: esta é razão porque documentos (X)HTML precisam conter logo no seu início uma declaração DTD tal como abaixo:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">
Uma declarção DTD usualmente é chamada de "Doctype".
Por que especificar um doctype? Porque ele define qual é a versão do (X)HTML que o documento está usando e esta é uma informação fundamental para que os browsers processem corretamente o documento.
Por exemplo: ao especificar o doctype, o documento estará apto a ser processado por ferramentas tais como o Validador de marcação para checar a sintaxe do seu (X)HTML (e descobrir eventuais erros que prejudicariam a correta renderização em variados browsers). Estas ferramentas não funcionam se não conhecerem o tipo de documento que estão processando.
Porém, o mais importante de uma declaração de doctype é que uma família considerável de browsers não ficará tentando resolver ou "adivinhar" como renderizar o código e ao contrário entrará logo em modo de parseamento "standard", no qual o entendimento (e em consequência a apresentação) do documento é não só mais rápida como também isenta de uma má apresentação ao qual estão sujeitos os documentos sem uma declaração de Doctype.