:: Personalizando suas preferências ::

Autor: Jack Pickard
URL do original: http://www.thepickards.co.uk/Articles/Customise_Your_Settings.cfm
Título original: Customising Your Settings
Traduzido com autorização expressa do autor

OK, dei uma olhada no seu site e ele ainda não está acessível. E agora?

Bem, isto deve ser porque eu talvez possa ter cometido algum engano em algum lugar. Entre em contato, explicando seu problema, e eu farei o melhor de mim para investigar as causas e resolver o problema para você. Contudo, antes de fazer o contato comigo vale a pena você mesmo verificar se aplicou convenientemente as AT (NT: Tecnologias assistivas) disponíveis. A seguir uma listagem apontando alguns itens para você conferir a aplicação daquelas tecnologias:

Em plataforma Windows

  • Mude a resolução da tela.
    Abra o 'Control Panel' e dê um duplo clique no ícone 'Display'. Selecione a aba 'Settings' acione o controle deslizante de 'Change Screen Area' para a esquerda a fim de reduzir a área da tela. Mudar a resolução da tela, fará com que o tamanho das fontes dos textos aumentem (um tamanho de tela de 800 x 600 pixels resultará em um aumento do tamanho das fontes em cerca de 25% maior do que o tamanho das fontes em tela de 1024 x 768 pixels, e uma tela de 640 x 480 pixels aumentará novamente o tamanho do texto em cerca de 25%). Atenção, por favor verifique e certifique-se de que o hardware do seu PC suporta as diferentes resoluções de tela.
  • Ampliador de tela da Microsoft.
    Se você estiver usando o Windows 98 ou uma versão mais recente estará disponível nestes softwares o ampliador de tela da Microsoft. Para acessar o ampliador clique em Start, selecione Run, digite magnify e a seguir pressione Return.
    (NT: Eu prefiro o caminho: Start => All Programs => Accessories => Accessibility => Magnifier)
    .
    Esta ação fará abrir uma janela complementar no topo da tela que poderá ser redimensionada por clique e arraste na borda inferior. Por padrão a ampliação é de 2 vezes o tamanho atual, mas você poderá escolher um valor de ampliação de 1 a 9 vezes. Dependendo da configuração que você escolher, o ampliador automaticamente irá seguir o cursor do mouse, o foco do teclado ou mesmo a edição de um texto que você estiver digitando. O ampliador tem o propósito de fornecer um mínimo de funcionalidade para usuários com restrições visuais e a Microsoft sugere a necessidade de utilitários de alta funcionalidade para o dia a dia dos usuários portadores de necessidades especiais.

Internet Explorer

  • Alterando tamanho do texto.
    Vá ao menu (NT: View => Text Size), e escolha um tamanho para os textos.
  • Escolhendo cores personalizadas.
    Vá ao menu (NT: Tools => Internet Options =>Accessibility). Você pode escolher a opção de ignorar as cores, os tamanhos e/ou estilos de fontes, que foram definidas nas folhas de estilos para o documento.
  • Escolhendo sua folha de estilos.
    Vá ao menu (NT: Tools =>Internet Options, => Accessibility). Você poderá especificar uma folha de estilos personalizada para ser aplicada no documento em lugar dos estilos próprios do site que está sendo vizualizado. Não é um procedimento 'educado' utilizar folhas de estilos de terceiros. Se você pretende utilizar uma folha de estilos criada por outra pessoa é de boa prática pedir a devida permissão e se a permissão for dada, faça uma cópia da folha e grave no seu PC (ou no seu website) evitando assim consumir largura de banda do autor da folha para visualizar sites de terceiros !

Mozilla Firefox

  • Alterando tamanho do texto.
    Vá ao menu (NT: View => Text Size), e escolha um tamanho para os textos.
  • Escolhendo cores personalizadas.
    Vá ao menu (NT: Tools => Options => General => clique no botão Fonts and Colors), e especifique fontes e cores para as páginas a visualizar. Mas, esteja ciente de que se fontes e cores estiverem especificadas na própria página ou em folha de estilos, estas prevalecerão sobre a sua escolha a menos que você marque a opção 'Always use my: Fonts Colors'.

Netscape Navigator

  • Alterando tamanho do texto.
    Vá ao menu (NT: View => Text Zoom), e altere o zoom como desejado. Notar que o zoom altera somente o tamanho de textos e não de imagens.
  • Alterando tamanho padrão para fontes.
    Vá ao menu (NT: Edit => Preferences => duplo clique em Appearance => Fonts), e defina um tamanho de fonte padrão de acordo com sua escolha. Você deverá desmarcar a caixa 'Allow documents to use other fonts' caso pretenda desabilitar totalmente o uso de outras fontes na página visualizada.
  • Escolhendo suas cores preferidas.
    Vá ao menu (NT: Edit => Preferences => duplo clique em Appearance => Colors) e selecione suas cores preferidas. Você deverá marcar o botão radio 'Use my chosen colors, ignoring the colors and background image specified' caso pretenda desabilitar totalmente o uso de outras cores na página visualizada.

Opera

  • Alterando o zoom.
    Vá ao menu (NT: View => Zoom) e altere de acordo com sua preferência. Observar que tamanhos de textos e de imagens são alterados quando se usa o Zoom no Opera.
  • Definindo um tamanho minímo para fontes.
    Vá ao menu (NT: Tools => Preferences => Fonts). Ali você encontra uma opção para definir um tamanho minímo, em pixels, para a fonte e aplicável para toda a página visualizada. Esta ação ajustará os tamanhos de fonte que tenham sido originariamente definidas menores que o tamanho escolhido e não afeta o tamanho de imagens.
  • Definindo cores e estilos.
    Vá ao menu (NT: Tools => Preferences => Page Style). Ali você encontra as opções para modos e estilos. Você poderá alterar os valores default para percentagem de zoom, cor de fundo, cores de textos, links para folhas de estilos, habilitar e desabilitar estilização de formulários e barras de rolagem, definir o uso de uma folha de estilos criada por você (ver o sub-título "Escolhendo sua folha de estilos" na seção para o Internet Explorer). O Opera permite renderizar uma página em dois modos: modo do autor (author mode) e modo do usuário (user mode). Cada um destes modos pode ser configurado para usar diferentes regras (por exemplo: o modo do autor está configurado para renderizar a página de acordo com as regras definidas pelo autor do documento e o modo do usuário de acordo com as regras definidas pelo usuário). Escolha um dos modos como padrão e configure para suas preferências.

Obrigado a Gez Lemon do Juicy Studio, que inspirou-me a escrever este artigo.

Traduzido em: 2005-09-16