:: Analisador de Contraste de Cores 1.1 ::

Nesta data foi criada a versão CCA1.1 atualizando e ampliando a versão anterior. Este documento substitui o documento da versão anterior que para fins de arquivo e consultas foi movido para http://www.maujor.com/tutorial/ccanalyser-v1.php


Nesta página:

O que é Analisador de Contraste de Cores?

O analisador de contraste de cores é uma ferramenta para verificar se determinada combinação de cores para o fundo e para o primeiro plano, oferece boas condições de visibilidade. Ela dispõe ainda de funcionalidades que fazem simulações de determinadas condições visuais tais como a cegueira cromática.

A determinação da "visibilidade de cores" baseia-se em dois conjuntos de algorítimos: Índice de contraste de luminosidade e Diferença de cor e de brilho, sugeridos pelo World Wide Web Consortium (W3C):

Nota: É importante lembrar que nem o índice de contraste de luminosidade nem o algorítimo de combinação de cores sugeridos pela AERT são ou foram recomendações; são sugestões de dois grupos de trabalho da WAI para auxiliar na determinação se o contraste entre duas cores é suficiente para leitura por pessoas com restrições visuais.

Índice de contraste de luminosidade

A Diretriz 1.4 das WCAG 2 (rascunho) prevê este índice que destina-se a facilitar a distinção entre o primeiro plano e imagens ou sons de fundo.

O algorítimo de cálculo do índice de contraste de luminosidade será uma recomendação, quando WCAG 2 passar ao status de Recomendação e caso não seja retirada do rascunho atual. O algorítimo foi desenvolvido por Gregg Vanderheiden, Dave Kelso e Aries Arditi do Trace R&D Center.

(L1+.05) / (L2+.05) onde L é a luminosidade e definida como .2126*R + .7152*G + .0722B usando valores linearizados de R, G e B. R linearizado (por exemplo) = (R/FS)^2.2 onde FS é a escala completa de valores (255 para canal de cores 8 bit). L1 é o maior valor (cor do texto ou do fundo) e L2 é o menor valor.

A correção Gamma e a constante RGB são derivadas da Standard Default Color Space for the Internet (sRGB) , e o valor 0.05 de offset é para compensar índice de contrastes para valores próximos a zero e para efeitos de luz no ambiente.

Diferença de cor e de brilho

Este algorítimo foi sugerido no rascunho de trabalho de 26 de abril de 2000 do Accessibility Evaluation and Repair Tools (AERT).

"Considera-se que duas cores oferecem boas condições de visibilidade se o valor que mede a diferença entre suas cores e a diferença entre seus brilhos forem maiores do que os de uma determinada faixa." A faixa sugerida pelo W3C é (maior que) > 125 para a diferença de brilho e (maior que) > 500 para a diferença da cor. Nota: Hewlett Packard (HP) disponibiliza uma ferramenta para verificação do contraste de coresl que se utiliza do algorítimo do W3C, contudo adota uma faixa de valores (maiores que) > 400 para a diferença de cores, resultando em uma tolerância maior para combinação de cores de primeiro plano com cores de fundo.

Fórmula para cálculo do brilho de uma cor

O brilho de uma cor é determinado pela seguinte fórmula:
((valor vermelho X 299) + (valor verde X 587) + (valor azul X 114)) / 1000 A diferença entre os valores encontrados para o brilho do fundo e do primeiro plano deverá ser maior do que 125.

Note: Este algoritmo baseia-se em uma fórmula de conversão de valores RGB para valalores YIQ. O valor calculado pela fórmula, oferece o grau de percepção para o brilho da cor.

Fórmula para cálculo da diferença entre duas cores

A diferença de cor entre duas cores é determinada pela seguinte fórmula:
(máximo (valor vermelho 1, valor vermelho 2) - mínimo (valor vermelho 1, valor vermelho 2)) + (máximo (valor verde 1, valor verde 2) - mínimo (valor verde 1, valor verde 2)) + (máximo (valor azul 1, valor azul 2) - mínimo (valor azul 1, valor azul 2)). A diferença entre a cor de fundo e a cor do primeiro plano deve ser maior do que 500.

Topo

Usos

O Analisador de Contraste de Cores (ACC) é útil particularmente para determinação da legibilidade dos textos em uma página web, bem como a legibilidade de imagens utilizadas para representar textos.

Estabelecendo conformidade com o Ponto de Verificação 2.2 das Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web - 1.0

O Ponto de verificação 2.2 das WCAG 1.0 estabelece que a

combinação de cores entre o fundo e o primeiro plano seja suficientemente contrastante para poder ser vista por pessoas com cromodeficiências, bem como pelas que utilizam monitores de vídeo monocromáticos.

Use o ACC para testar a combinação de cores segundo o algoritmo sugerido pelo W3C para verificar se o "contraste é suficiente".

Topo


Usando o CCA

A interface do usuário consiste de 5 seções
  1. Escolha da cor
  2. Resultados
  3. Resultados para cegueira cromática
  4. Simulações
  5. Opções e Menus de ajuda

1. Escolha da cor

Os controles para escolha da cor dividem-se em 2 seções (fundo e primeiro plano) sendo que cada uma delas oferece 4 maneiras para escolher a cor a testar.

Interface para escolha da cor

  1. Paleta(s) de cores acessível por uma caixa de seleção (select box). O uso desta opção oferece uma ajuda para experimentar e selecionar combinações adequadas.

    Paleta de cores

    Uma paleta (menor) localizada na parte inferior, fornece 10 tonalidades para a cor atual escolhida, disponível em difentes graus de opacidade e visível no canto superior esquerdo. Nesta paleta menor a linha de cima simula a opacidade da cor sobre um fundo branco e a linha de baixo sobre um fundo preto. Os valores da opacidade são de 100% opaco, 75%, 50%, 25% e 10% para a linha de cima. Para a linha de baixo o valor inicial é de 85% em lugar de 100% e os demais valores são iguais ao da linha de cima.

    Esta paleta é útil para testar tons mais claros e mais escuros de uma cor base, com a finalidade de aumentar a visibilidade da combinação de cores que está sendo testada.

    Nota: A criação desta funcionalidade inspirou-se na ferramenta Color Palette Creator.

  2. Entrada do valor da cor (em formato Hexadecimal ou RGB) em uma caixa de texto. Esta opção é útil quando você conhece o valor Hex ou RGB das cores a testar.

    Nota: O formato para entrada do valor da cor pode ser alterado via o menu "opções > formato para valor das cores"

    Caixa de entrada de valor hex       Caixa de entrada de valor RGB

  3. Por amostra de cores tomada de uma página web (ou de qualquer outro lugar da tela) usando um seletor ampliador. botão ampliador de cores

    Esta opção é útil para testes rápidos e para obtenção do valor haxadecimal de uma cor. Ao se clicar sobre o botão do seletor de cores uma área ampliada será mostrada em volta do cursor do mouse. Apontando o cursor sobre uma cor na tela ela irá aparecer na caixa da paleta de cores.

    Uma vez selecionada a cor com o ponteiro do mouse (para selecionar dar um clique com o botão esquerdo ou pressionar 'enter' no teclado) o valor hexadecimal da cor irá aparecer em 'hex valor' na caixa de texto e o resultado do teste será atualizado de modo a refletir o valor do brilho e a da diferença de cor para a nova combinação de cores selecionadas.

    Nota: Para um ajuste fino da posição do ponteiro do mouse sobre uma cor, use as setas do teclado

    Exemplo da área de ampliação em volta do cursor quando o seletor de cores é ativado. A cor sobre a ponta do cursor aparece na caixa de seleção da paleta de cores

  4. Cursor deslizante para escolha de cores vermelha verde e azul

    Controles de escolha de cores vermelha verde azul

    A criação desta funcionalidade inspirou-se na ferramenta verificador de contraste de cores em snook.ca. Obrigado a pixeldiva pela sugestão da sua inclusão no Analisador de Contraste de Cores.

2. Resultados

A seção dos Resultados está dividida em um ícone passou/falhou e textos de resultados em sumário e texto de resultados completos: Um resultado que passou é indicado por uma marca tipo 'ticado' (em forma de V). Um resultado que falhou é indicado por um X (xis). Uma caixa de texto mostra o resultado escrito em fundo e primeiro plano nas cores testadas.

Ícone passou falhou e texto exemplo

Os 'Resultados Completos' mostram os valores das cores testadas, descreve os critérios usados para aprovar ou reprovar e indica se o contraste calculado é suficiente ou insuficiente.

Nota: Ativando o botão "copiar resultados" os resultados podem ser copiados para a área de transferência (clipboard) Botão para cópia dos resultados

Resultados do verificador de contraste

3. Resultados para cegueira cromática

Marcando o checkbox 'Mostrar resultados para cegueira cromática' será apresentado um sumário dos resultados para 'visão normal' e para 3 tipos de cegueira cromática (Protanopia, Deuteranopia, Tritanopia).

exemplo de resultados para cegueira cromática

Nota: O método para determinar os valores de transformação de cores para os 3 tipos de deficiência baseia-se no algoritmo descrito por Hans Brettel , Francoise Vienot e John Mollon em um escrito contido no Journal of the Optical Society of America V14, #10 pp2647.

Agradecimentos ao amável pessoal do Vischeck que permitiu nosso acesso ao código fonte de implementação do algoritmo de Brettel.

Topo

4. Opções e Menus de ajuda

Opções

Selecionar a opção 'Sempre à frente' fará com que a janela do ACC permaneça sempre sobre todas as demais janelas abertas na tela. Selecionar a opção 'Font' abrirá uma caixa de diálogo que permite alterar o tamanho da fonte usada nos rótulos textuais e no conteúdo do ACC. Selecionar 'formato para valor das cores' permite escolher valor Hex ou RGB. Selecionar 'algorítimo' permite escolher o algoritimo para testar a luminosidade cor/brilho.

Nota: a seleção de alguns tipos ou tamanhos de fontes pode causar uma área de corte nos textos.

Menu Opções

Simulações

O menu 'Simulações' oferece três opções para simular diversos tipos de restrições visuais.

Menu Simulações

Selecionar janela (Lista)

Escolher a opção 'Selecionar janela (Lista)' abrirá uma caixa dimensionável denominada 'Lista de janelas' e será apresentada uma lista das janelas que você tem abertas no seu computador. Escolha uma delas, marque o checkbox da restrição visual a simular e pressione o botão 'Visão prévia'. Em alguns segundos a janela escolhida será apresentada à direita simulando a restrição escolhida. Marque outro checkbox, pressione 'Visão prévia' e o processo se repetirá.

Agindo no botão 'Gravar' você poderá salvar no seu HD uma imagem JPG com o nível de compressão e com ou sem suavização.

 

Menu selecionar janela

Selecionar arquivo de imagem

Escolher a opção 'Selecionar arquivo de imagem' abrirá uma caixa dimensionável denominada 'Converter arquivo de imagem'. Pressionar o botão 'Navegar' abrirá a janela de diálogo para acesso aos arquivos no HD, permitindo escolher uma imagem lá gravada. As simulações e gravação para uma imagem são feitas de modo semelhante ao mostrado no item anterior.

Menu converter arquivo imagem

Visor

Escolher a opção 'Visor' abrirá uma caixa não dimensionável denominada 'Screen convert'. Clique sobre a barra em cima da caixa e arraste pela tela até a área onde fazer a simulação. Opcionalmente, após abrir o visor ative o modo de movimento teclando M e movimente a caixa com as setas do teclado. Tendo colocado o visor sobre a área a simular, escolha no menu select 'Simulação' o tipo de restrição visual a simular.

Menu visor

AjudaMenu ajuda

Selecionar o menu "Ajuda" abrirá uma janela com a página web que contém a documentação do ACC

Nota: você precisa estar conectado à Internet para acessar a citada documentação..

Topo

Uso via teclado

Teclas de atalho para o Analisador de Contraste de Cores
Função Tecla(s)
movimenta pelos controles tecla tab
abre a paleta(s) para cor do primeiro plano F9
abre a paleta(s) para cor do fundo F10
movimenta-se pelas cores da paleta setas e tab
ativa o seletor de cores para o primeiro plano F11
ativa o seletor de cores para o fundo F12
movimenta o seletor de cores setas
escolhe uma cor no seletor ou na paleta Enter
move os controles deslizantes vermelho, verde e azul setas
sempre à frente ctrl+S
seleção por valor - hex ctrl+E
seleção por valor - RGB ctrl+R
algoritimo - luminosidade ctrl+L
algoritimo - diferença de brilho ctrl+O
simulações - seleção por janela ctrl+I
Ajuda ctrl+H

Topo

Notas sobre as condições de uso:

O Analisador de Contraste de Cores é Freeware.

Ao acessar e utilizar o Analisador de Contraste de Cores esta implicito que você leu, entendeu e concorda com os Termos de Uso do Analisador de Contraste de Cores

ESTE SOFTWARE É DISTRIBUIDO "COMO É", SEM QUALQUER TIPO DE GARANTIA SEJA EXPRESSA OU IMPLICITA. O VISION AUSTRALIA EM PARTICULAR NÃO REPRESENTA NÃO DÁ GARANTIA DE RESPONSABILIDADE, QUALIDADE OU COMERCIALIZAÇÃO DESTE SOFTWARE OU DE SUA ADEQUAÇÃO PARA QUALQUER PRÓPOSITO PARTICULAR. ADICIONALMENTE, O VISION AUSTRALIA NÃO GARANTE QUE O USO DESTE SOFTWARE ASSEGURE ACESSIBILIDADE AO SEU CONTEÚDO WEB OU QUE O SEU CONTEÚDO WEB CUMPRA QUALQUER ITEM ESPECÍFICO DE UMA NORMA DE ACESSIBILIDADE.

Este trabalho está licenciado sobre as condições do Creative Commons License Creative Commons Licence.

Topo

Download e Instruções para Instalação

Leia por favor: O Analisador de Contraste de Cores não contém qualquer adware ou spyware.

Sistema Mínimo

  • Microsoft Windows - Windows 2000 & XP

Download

Topo

Instruções de instalação

Faça o Download, descompacte e salve o ACC em um diretório de sua escolha. Para usar a aplicação ative o arquivo Colour_Contrast_Analyser.exe

Topo

Sobre

O Analisador de Contraste de Cores foi desenvolvido por JUn do Wrong HTML Wrong Html Logo em colaboração com Steve Faulkner do Vision Australia.

Seu desenvolvimento foi inspirado por Juicy Studio Colour Contrast Analyser, pela HP colour contrast verification tool e pelo Color Visibility Test Program por Chris Ridpath da Universidade de Toronto

Obrigado a Gez Lemon do Juicy Studio pelo uso do conteúdo online do Colour Contrast Analyser em seu site e pelo feedback durante a fase de desenvolvimento do CCA. Muito obrigado também a Andrew Arch, Sofia Celic e pixeldiva por seus comentários e sugestões.

Qualquer feedback sobre o Analisador de Contraste de Cores entre em contato

Email Steve Faulkner [steven.faulkner@nils.org.au]

Topo

NT: Toda a documentação listada a seguir está escrita em inglês

Articles:

Trenton Moss from Webcredible: Using the Web Accessibility Toolbar

Steven Faulkner from AIS: Using the AIS Web Accessibility Toolbar

Just Released:

Juicy Studio - Luminosity Contrast Ratio Analyser online service.

Tool Internationalisation

If you're interested in contributing to the translation and localisation of our tools, please contact: Steve Faulkner [AIS]
steven.faulkner@nils.org.au

Tool Customisation

We develop customised versions of our tools to suit the web accessibility testing requirements of Government, Educational, Corporate and Not for Profit organisations.
Contact: Steve Faulkner [AIS] steven.faulkner@nils.org.au

(C) 2005 Web Accessibility Tools Consortium [WAT-C]

Meu nome é Maurício Samy Silva e eu sou conhecido na Web como Maujor.

Mantenho o Site do Maujor hospedado em: maujor.com e meu e-mail de contato é maujorcss[ARROBA]maujor [PT]com.

Minha residência é em:

Copacabana - Rio de Janeiro,, RJ - - Brasil

Criado em: 2006-05-03