Na minha opinião uma das mais fantásticas e úteis ferramentas de desenvolvimento Web é a WDT – Web Developer Toolbar ou Barra de Ferramentas do Desenvolvedor Web.
Muitos artigos têm sido escritos sobre esta ferramenta (google: web developer toolbar) e a maioria dos desenvolvedores a tem instalada e usam-na com freqüência. Mas, como acontece com quase todos os softwares e programas em geral, as funcionalidades desta ferramenta transcendem ao corrente uso diário que estamos acostumados dela fazer. Ressalvado os casos daqueles que tiveram a curiosidade de explorar com detalhes todas as funcionalidades da barra (o que tenho certeza não é o caso da maioria), você provavelmente está usando-a muito aquém de suas reais possibilidades.
Eu mesmo somente descobri todas as suas possibilidades após algum tempo de uso.
Você usa a ferramenta Colorzilla?
A funcionalidade da WDT no menu Information » View Color Information… substitui com vantagens a ferramenta Colorzilla. Ela abre uma nova janela apresentando uma amostra de TODAS as cores usadas na página e o respectivo código hexadecimal da cor. Collorzilla para mim só para uma referência rápida, mas mesmo assim totalmente dispensável.
Quando da instalação da WDT as opções de redimensionamento da janela, para fins de testes da página em diferentes resoluções por default estão limitadas a 800×600 e 1024×768.
Você tem duas opções de personalização de redimensionamento da janela
A edição das CSS é talvez a mais usada e conhecida funcionalidade da barra. Você sabia que é possível editar o HTML da página tal como se faz com as CSS? Sim você modifica o HTML e vê instantaneamente o resultado!
Menu Micellaneous » Edit HTML. Abre uma espécie de frame para edição do código da página, tal como acontece com a edição das CSS.
Os “frames” de edição do HTML e das CSS são posicionados por default ao longo do lado esquerdo do navegador. Contudo você pode escolher a posição que achar melhor entre à esquerda, à direita, abaixo e acima. Eu gosto da posição default à esquerda, mas algumas vezes para edição das CSS e todas as vezes para edição do HTML eu posiciono o “frame” abaixo, para minimizar a necessidade de barra de rolagem horizontal no “frame”.
Veja onde clicar para mudar a posição dos “frames” de edição das CSS
Esta é uma funcionalidade que eu uso com freqüência e destina-se a encontar determinado seletor no "frame" de edição. É comum a necessidade de conhecido um seletor ou elemento no código, encontrá-lo no “frame” para edição seja das CSS ou do HTML. Para isto use a caixa de busca existente no “frame de edição”
Com toda certeza você conhece as funcionalidades de validação sobre o menu Toolsonde você pode validar HTML, CSS, Acessibilidade, Links e Feeds e talvez já tenha usado muitas vezes. Você sabia que existe uma funcionalidade que valida de uma só vez o HTML, as CSS e a Acessibilidade?
Menu Tools » Display Page Validation. Acionando este menu aparece uma barra extra logo abaixo da WDT mostrando o resultado de cada uma das validações mencionadas.
Clicando sobre os ícones na barra extra mostrada acima você será direcionado ao validador para detalhes da validação.
Você já deve ter notado que ao abrir o “frame” de edição das CSS freqüentemente causa o “desaparecimento” de imagens na página. Isto ocorre para as imagens definidas nas CSS e o desenvolvedor adota o caminho relativo (e não absoluto) para o endereço das imagens, prática que é adotada por quase todos.
Algo do tipo background: #fff url(imagens/nomedaimagem.gif) center no-repeat;
.
Você pode recuperar as imagens “desaparecidas” colocando no “frame” de edição o caminho absoluto das imagens da seguinte maneira:
/imagens/nomeda imagem.gif
http://www.nomedosite/.../imagens/nomedaimagem.gif
http://www.nomedosite/.../
e tecle CTRL + C (Copiar) Estas são algumas das inúmeras funcionalidades que normalmente permanecem “adormecidas” na WDT. Muitas outras estão disponíveis. Você quer compartilhar alguma dica que considera não comum e interessante? Poste nos comentários.
Em 2006 comecei a publicar nesse blog uma série de desafios CSS que consistiam em…
Há muito tempo que eu não publico um "Teste seu conhecimento". Esta semana, revendo algumas…
Introdução Elementos da marcação HTML podem ser aninhados uns dentro de outros, criando-se uma cadeia…
HTML5? Web universal? É comum eu me deparar com dúvidas sobre a HTML5 não só…
Quem é Tab Atkins Jr? Tab Atkins Jr, um desenvolvedor americano, trabalhou durante muitos anos…
Pessoal, a BrazilJS Conf 2013 disponibilizou para o Maujor cupons de desconto para serem oferecidos…
View Comments
Atualizei para o Firefox 6 e percebí que na resolução 1024 x 768 dá diferença de um pixel em relação ao Firefox 3.6 que eu utilizava anteriormente. O que cria barra de rolagem horizontal em sites que não tinham. Alguém mais percebeu isto? Alguma solução?
Caramba...
Eu tenho essa barra de ferramentas a mais de 3 meses e não sabia da metade das funcionalidades dela... Quanta ignorância.. e Quanta preguiça de explorar aquilo que esta a minha disposição para me auxiliar!!!
Muito obrigado, e podem ter certeza que vou explorar muito mais as minhas ferramentas daqui em diante!!!
Um grande abraço
Realmente muito útil as 2 barras, Firebug é perfeito ainda mais para se descobrir erros que você fica "15 horas" quebrando a cabeça. Quanto ao WDT, verificações da página sem css e mais um monte de funções são bem interessantes.
Bom artigo.
Mais um motivo para utilizar o Firefox para desenvolver sites.
Valeu!!!
Eu também uso muito a WDT, mas o que eu mais gosto é a Display Line Guides, para alinhar corretamente meus designs entre o IE e o Firefox (mania de perfeccionismo x imcompatibilidade Microsoft & Mundo ...)
Outra coisa sobre o firebug é que a Yahoo entrou na equipe de desenvolvimento dele… Agora o negócio decola de vez….
Eu tenho essa barra no meu Firefox gostei muito alguem sabe se tem IE7 ?
Por exemplo com o firebug eu não consigo ver e editar os cookies do domínio?
Muito bom, Maujor.
Realmente há algumas funções que acabo não aproveitando...
Mas a extensão que tenho mais utilizado, com certeza, é a Firebug, que se tornou a mais importante para mim nos últimos tempos, claro, ao lado da WDT.
Eu trabalho com acessibilidade e usabilidade a pouco mais de um ano. Sempre utilizei o FIREBUG e o Web Developer Toolbar. O problema é que o FIREBUG não dá suporte completo que o WDT dar. Ex. Desabilitar o javascript de sua página para assim testar nos browsers que não funcionam, desabilitar CSS, entre outros. A função do firebug como o próprio nome já diz é procurar, debugar, encontrar ERROS. Maujor, muito bom a materia.
Parabéns.
Vou indicar a alguns amigos.